A reciclagem consiste em transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Tudo que pode ser transformado e reutilizado passa por um processo de reciclagem. Essa necessidade foi despertada pelos seres humanos a partir do momento em que se verificaram os benefícios que esse procedimento trás para o planeta Terra (visto que estamos passando por mudanças e tragédias em nosso mundo ~muitas vezes por falta de cuidado do homem).

Além de preservar o meio ambiente, a reciclagem também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

A construção civil tem papel relevante em termos econômicos e sociais para o país, pois é grande geradora de postos de trabalho e riqueza. É um dos setores que mais cresceu, nos últimos anos. Sob ponto de vista ambiental, no entanto, é um dos setores que mais gera resíduos. Infelizmente na maioria das vezes esses entulhos são indevidamente descartados em terrenos baldios, áreas de preservação permanente e públicas.

Nos últimos anos, a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos da construção civil tem crescido e as soluções começam a surgir na forma de empreendimentos de reciclagem, que reaproveitam tais materiais, reintroduzindo-os em novos ciclos produtivos para fabricar novos produtos. Os entulhos da construção civil são matéria-prima de qualidade para agregados, como areia e brita, que podem ser reaproveitados na pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos e uso em argamassas e concreto.
Fonte: http://goo.gl/yvTwtb